Copyright © 2015-2018 por Joseph Hakkinen / Aliff Rozeno / Noatan Santos

Turismo - Picuí PB

  • Memorial Felipe Tiago Gomes:

Memorial Felipe Tiago Gomes, complexo arquitetônico que compreende uma Estátua do Comendador da Educação Brasileira, Felipe Tiago Gomes.

A estátua tem aproximadamente 7 metros e está localizada no topo de um morro formado por rocha tipo micaxisto Seridó. De lá temos uma ótima visão de alguns bairros da cidade e um belo por sol no fim da tarde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Memorial Fotográfico “Felipe Tiago Gomes”

Idealizado para resgatar a memória da vida e da obra do Fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, o Memorial FELIPE TIAGO GOMES, foi inaugurado em janeiro de 2010, nasceu com o objetivo precípuo de resgatar a biografia de um paraibano que dedicou a vida à educação comunitária no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Centro de Convivência “Pedro Tomás Dantas

O centro de Convivência “Pedro Tomás Dantas”, conhecido como os Quiosques, é um espaço aberto com vários quiosques de lanche, artesanatos, eletrônicos etc... onde todas as noites os jovens, adolescentes e famílias se reúnem para lanchar e colocar os assuntos em dias, durante os finais de semana tem show no Anfi teatro espaço este para programações culturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Praça Temática “José Líbio Dantas”

Área de lazer localizada na entrada da cidade. A curiosidade da praça temática é que se pode encontrar lá todas as características do município como: o minério, animais, vegetação e monumento a Carne de Sol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Praça Temática “Severino Pereira Gomes”

Área de lazer localizada na entrada da cidade. O senhor Severino Gomes foi prefeito da cidade e um dos maiores compradores de minérios da região, nesta praça temos um painel feito pelo o artista plástico picuiense Manoelzinho pintor, neste painel retrata a vida dos garimpeiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Praça “João Pessoa”

Localizada em frente a Matriz de São Sebastião. O coreto da Praça João Pessoa serve de palco para as retretas da Filarmônica “Cel. Antônio Xavier de Macedo”; temos também o obelisco da independência além do atual projeto de arquitetura do Relógio feito de rochas regionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Parque Ecológico Cultural “Fausto Germano”

Área de lazer localizada na entrada da cidade. Construído no ano de 2012, nele encontramos a cidade da criança com brinquedos, quadra de esporte, campo de futebol, pista para caminhada e uma pequena reserva ambiental Bioma Caatinga, a onde encontramos réplica de animais da nossa fauna e o museu casa de taipa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Cachoeira do Pedro

Situa-se a cinco quilómetros oeste da sede do município de Picuí e está inserido na propriedade particular dos herdeiros de Francisco de Chagas Lucena.

O acesso até a Itacoatiara do Pedro é fácil e sem obstáculos significativos. Partindo de Picuí pela PB 151 sentido Carnaúba dos Dantas, percorrem-se cinco quilómetros até onde será possível observar uma estrada carroçável à esquerda da PB 151; seguindo esta estrada chega-se a casa sede da propriedade, de onde se abandona o veículo automotor e segue-se uma trilha bem definida até o referido sítio arqueológico; a caminhada é de quinhentos metros.

Predomínantemente o sítio arqueológico Cachoeira do Pedro, é caracterizado por ser um conjunto de grifos que lhe confere a denominação de itacoatíara. Alguns desses grifos são contornados com pigmentação vermelha. Hipoteticamente esses contornos foram realizados tempos após a execução das gravuras; não podemos afirmar esta técnica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Mirante do Cardeiro

O Mirante do Cardeiro é um local de observação da cidade e a barragem Várzea Grande, além de temos a vista para uma bela paisagem da Caatinga, o Mirante fica localizado na propriedade Saco do Cardeiro, próximo a uma mina de extração de água marina, é um local para se observar e admirar um dos por do sol mais belo da região, hoje este local está sendo explorado turisticamente por alunos no turismo pedagógico e turistas que vêm visitar Picuí, o Mirante do Cardeiro fica a uma distancia da Zona Urbana de 10 km em uma estrada não asfaltada, porém transitável, e por uma trilha de 8 km a pé passando pelo sitio cachoeirinha desfrutando de uma diversidade de plantas do nosso bioma caatinga.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: Trilhas na Caatinga/Edson Calado