Copyright © 2015-2018 por Joseph Hakkinen / Aliff Rozeno / Noatan Santos

Materiais

NORMAS DE

SUBMISSÃO

MODELO DE ARTIGO

MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

MODELO DE APRESENTAÇÃO

MODELO DE

PÔSTER

Prezado participante,

 

Para enviar seu artigo ou relato de experiência você deverá entrar com seu login e senha na plataforma Even3 disponível na página de INSCRIÇÕES  e escolher a opção Trabalhos Científicos; depois, Submeter Trabalho Científico; preencha com os dados do seu trabalho; logo após, anexe os documentos em formato Microsoft Word 97-2003. Concluído, basta clicar em Submeter Trabalho Científico.

 

 INSCRIÇÕES NO EVENTO A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO EXCLUSIVAMENTE NO SITE www.eepiea.com SERÃO INTEIRAMENTE GRATUITAS.

 

Submissão de trabalhos científicos nas modalidades inovação, pesquisa e extensão em Agroecologia e relatos de experiência nas modalidades: Acadêmicos – para estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação e Agricultor - para agricultores de um modo geral, de acordo com as datas abaixo.

10 de setembro a 10 de novembro de 2018

Submissões de todas as modalidades

 

OBS: Não haverá prorrogação!

 

 

 

FORMATO DO ARTIGO E DO RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

  1. O artigo ou relato de experiência deverá ser enviado no formato “.doc”

(Microsoft Word 97-2003) tendo no máximo 1 Mb;

  1. O artigo e o relato de experiência poderão ter, no máximo, 6 autores;

  2. O artigo ou relato de experiência deve ser enviado em dois formatos:  

  • Trabalho não identificado: Para assegurar a integridade da avaliação, este arquivo NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, assim como a instituição de origem, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação, mesmo que seja no corpo do artigo, o trabalho será automaticamente desclassificado;

  • Trabalho Identificado: Você deverá anexar o mesmo trabalho, desta vez com a identificação de todos os autores. Se aprovado, este trabalho será utilizado na publicação dos anais do evento após validado, e/ou publicado como capítulo de livro se for premiado pela comissão científica avaliadora.

  1. O corpo do artigo e do relato de experiência deve ter, no máximo, 5.000 palavras e respeitar as NORMAS DE SUBMISSÃO e o MODELO DE ARTIGO E DE RELATO DE EXPERIÊNCIA disponíveis no site do evento, sob pena de ser desconsiderado (não avaliado);

  2. A modalidade (Pesquisa, Extensão, Inovação) do artigo ou relato de experiência (Acadêmico ou Agricultor) deve vir na parte superior direita do documento. Se assim não estiver, os avaliadores terão pleno direito de classifica-lo na modalidade que acharem mais apropriadas.

  1. Pesquisa: Eixo que constitui a tríade indissociável com o Ensino e a Extensão. É concebida como fonte de desenvolvimento social, científico e tecnológico, cujas conquistas devem ser estendidas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, visando à produção técnica, científica, tecnológica e inovadora, com ênfase no atendimento das demandas regionais, observando-se aspectos técnicos, políticos, sociais, ambientais e econômicos. Desenvolve ações com vistas à aquisição, produção, transformação e socialização de processos, produtos, conhecimentos e tecnologias.  

  2. Extensão: Espaço de articulação entre o saber e o fazer acadêmico para além dos muros da instituição. Sua missão é enriquecer o processo pedagógico, socializar o conhecimento e criar meios para a participação da comunidade no ambiente acadêmico. Seu objetivo é promover a transformação social por meio de um processo educativo, cultural e científico que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável.  

  3. Inovação: Conforme a Lei de Inovação Federal - No 10.973, de 2 de

Dezembro de 2004 - que “Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências”, a definição de inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços”.

VI. A área temática deverá vir logo abaixo do título do trabalho, centralizado e

em negrito.   

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

 

O texto deve estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), obedecendo à seguinte configuração: estar digitado em Word 97-2003, na cor preta (com exceção das ilustrações, que podem ser pretas ou coloridas), tamanho de página A4, espaçamento simples, fonte Arial tamanho 12, com margem superior de 3 cm, inferior de 2 cm, esquerda de 3 cm e direita de 2 cm, e com alinhamento justificado, o trabalho completo deve ter no mínimo 3 (no caso de relatos de experiência acadêmicos ou agricultor) e no máximo 7 páginas (no caso de resumo expandido) para artigos .

 

Os trabalhos apresentados deverão estar necessariamente inseridos nas áreas temáticas: Ecologia e Agrobiodiversidade, Produção animal agroecológica, Produção vegetal agroecológica, Extensão e educação no campo, Agroecologia e segurança alimentar, Solos do semiárido, Feminismo e Agroecologia e Políticas Públicas para o Semiárido; Economia solidária e Inovações tecnológicas. 

 

Só serão aceitos trabalhos inscritos em português. Trabalhos submetidos em qualquer outro idioma serão automaticamente reprovados.  

 

Os trabalhos selecionados com os respectivos horários e locais das apresentações serão divulgados a partir do dia 27 de novembro de 2018, no site do evento https://www.eepiea.com/ .

 

O texto deve conter:

 

  1. Título nas línguas portuguesa e inglesa – em letras maiúsculas, na fonte Arial tamanho 14, com espaçamento simples, centralizado e em negrito; conciso, objetivo e explicativo do seu conteúdo, não excedendo 15 (quinze) palavras;

  2. Nomes dos autores (No caso dos trabalhos COM identificação) – serão priorizados trabalhos coletivos com no mínimo 1 (um) e no máximo 6 (seis) autores por artigo. A formatação para esse item deve ser a seguinte: fonte Arial 12, espaçamento simples, centralizado, com os nomes dos autores separados por ponto e vírgula. O nome de quem apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.  

  3. Identificação (No caso dos trabalhos COM identificação) - instituição, campus e endereço de e-mail dos autores - abaixo de seus nomes, formatação:

Arial tamanho 10, espaçamento simples, justificado, com as informações dos diferentes autores separadas por ponto e vírgula.

  1. Resumo e Abstract – devem conter de 100 a 300 palavras, assegurando informações sobre a motivação do estudo, objetivos, métodos, resultados parciais/finais e/ou conclusão; títulos “Resumo” e “Abstract” em letras maiúsculas, fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda e com dois pontos, aos quais deve-se seguir o texto em estilo regular (não negrito), fonte Arial tamanho 12 e espaçamento simples.

  2. Palavras-chave e Keywords – no máximo cinco, devendo constar após o

Resumo e o Abstract, respectivamente. Os títulos “Palavras-chave” e        “Keywords” em letras maiúsculas, fonte Arial 12, negrito, alinhado à esquerda, seguidos de dois pontos e das palavras-chave, que devem estar em letras minúsculas, separadas por vírgula e com ponto final após a última palavra.

  1. Corpo do texto – a formatação para os títulos é fonte Arial tamanho 12, com apenas a inicial maiúscula, negrito, alinhados à esquerda, numerados em forma de lista (utilizar a opção “Numeração”, contida nas opções de “Parágrafo”, na aba “Início” do Microsoft Office Word). O texto deve estar em fonte Arial 12, em estilo regular (não negrito).

  2. Tabelas – no máximo cinco, devendo ser numeradas e conter título e legenda (citar a (s) fonte (s)). O tamanho máximo deverá ser de 12,5 cm de largura e 18 cm de altura. A formatação do texto deverá ser a seguinte: título centralizado disposto acima da tabela, com numeração separada por hífen, na fonte Arial 12, espaçamento simples e negrito. A legenda deve ser disposta abaixo da tabela, com recuo de até 2 cm, na fonte Arial tamanho 10, espaçamento simples, sem negrito.

  3. Ilustrações e figuras – no máximo cinco, devendo ser numeradas e conter títulos e legendas. As ilustrações já publicadas devem ser acompanhadas de autorização do autor. A formatação deverá ser a seguinte: título centralizado disposto abaixo da ilustração ou figura, na fonte Arial tamanho 12, espaçamento simples e negrito.  

Todas as imagens devem ser anexadas no corpo do artigo em formato JPG      com proporções mínimas de 15 cm de largura x 10 cm de altura, e resolução de 300dpi. O tamanho máximo do arquivo de imagem deve ser 2,0 Mb. Não serão aceitas imagens desfocadas, exceto quando for para proteger e preservar a imagem de pessoas, de acordo com o Art. 17 da Lei Nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Caso as ilustrações ou figuras não atendam às especificações acima, deverão ser retiradas do documento pelo autor.

  1. Fotos – Todas as imagens devem ser anexadas no corpo do artigo em formato JPG com proporções mínimas de 15 cm de largura x 10 cm de altura, e resolução de 300dpi. O tamanho máximo do arquivo de imagem deve ser 2,0 Mb. Não serão aceitas fotos desfocadas, exceto quando for para proteger e preservar a imagem de pessoas, de acordo com o Art. 17 da Lei Nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Caso as fotos não atendam às especificações acima, deverão ser retiradas do documento pelo autor.

  2. Gráficos – até cinco. A formatação deve seguir a descrita item g (tabelas).

  3. Referências bibliográficas – no máximo trinta restritas às citações bibliográficas essenciais ao conteúdo do trabalho e respeitando as normas da ABNT. As citações deverão ser feitas no corpo do texto. Exemplo: (Autor, ano, página). Citações com mais de três linhas deverão vir destacadas, com espaçamento entre linhas simples, fonte arial tamanho 11 e recuo de 4 cm. Todos os autores citados deverão constar nas referências ao final do texto.

Seguem exemplos de como devem ser formatadas as referências bibliográficas.

No caso de livro: SOBRENOME, Nome. Título em Negrito. Local de publicação:

Editora, data, página (s) citada (s).

No caso de coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título em Negrito. Local de publicação: Editora, data, página (s) citada (s).

No caso de artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em Negrito. Local de publicação, Volume, Número do periódico, mês

(abreviado) e ano de publicação, página (s) citada (s).

 

CONFECÇÃO DOS PÔSTERES:

 

Pôsteres: tamanho 0,90 x 1,20 m, impressos em material de escolha do participante, distribuídos da seguinte forma: 1) Título do trabalho e equipe técnica; 2) Introdução; 3) Metodologia (materiais e métodos); 4) Resultados e Discussão; 5) Conclusão; 6) Referências, 7) Agradecimentos.

Deve seguir obrigatoriamente o modelo disponibilizado na página de MATERIAIS.

 

 

APRESENTAÇÃO ORAL:

 

Apresentação Oral: Power Point 2003, a serem distribuídos da seguinte forma:

1) Título do trabalho e equipe técnica; 2) Resumo; 3) Palavras-chave; 4)

Introdução; 5) Metodologia (materiais e métodos); 6) Resultados e Discussão; 7) Conclusão.

Deve seguir obrigatoriamente o modelo disponibilizado na página de MATERIAIS.

 

OBSERVAÇÃO:

 

Para o relato de experiência o participante deve seguir as mesmas normas de envio, o mesmo formato e as mesmas normas de submissão do artigo quando se tratar das normas da ABNT. Porém, as normas específicas do relato de experiência que devem ser seguidas estão descritas no modelo do mesmo.