Anais - Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia

Apresentação

Entre os dias 12 e 14 de dezembro o IFPB Campus Picuí estará recebendo convidados dos cursos de Agroecologia e áreas afins para o evento a nível nacional 3º EEPIEA (Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia), com o tema “O Desafio de Produzir no Semiárido”, para dar continuidade ao trabalho de disseminação de Pesquisa, Extensão e Inovação em Agroecologia. Este ano o evento contará com apresentações orais, sendo escolhidos os 10 melhores trabalhos de cada modalidade para essa temática, exposição em banner e relatos de experiências, que serão apresentados na forma de rodas de conversa. Os trabalhos apresentados serão publicados como resumo expandido nos anais do evento.

Durante os três dias de evento, serão ofertados: oficinas, minicursos, mesas redondas, programação cultural, trilhas, palestras, além das apresentações de trabalhos orais, em banner e em rodas de conversa. Este ano o evento ainda contará com o Masterchef da Gota Serena, onde os participantes poderão inscrever receitas com ingredientes típicos da região e deixar os jurados e participantes ainda mais encantados com os sabores da caatinga, e a 1ª Mostra Fotográfica “Belezas do Bioma Caatinga”, espaço onde serão expostas fotografias apresentando a beleza que se esconde por trás da biodiversidade e cultura do Semiárido. No dia 15 de dezembro, será realizado o 1º Dia de Campo do Agricultor, evento que terá como objetivo principal dar continuidade ao 3° EEPIEA, mas com uma atenção maior e em especial ao agricultor, onde o mesmo terá um espaço em campo de aprendizagem sobre o plantio, utilização e importância da palma forrageira, uma das principais culturas cultivadas pelos mesmos. Poderão se inscrever no evento alunos do ensino médio, da graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores da área, além de agricultores e demais membros da comunidade. 

O principal objetivo do 3º EEPIEA é o de promover e assegurar um espaço de interação, diálogo e construção de conhecimentos sobre a pesquisa, extensão e inovação na Agroecologia como forma de valorizar o semiárido brasileiro (SAB), seus recursos ambientais, sua interação com o meio, a partir da exposição de ideias e troca de experiências entre os participantes. Venha descobrir o desafio de se produzir no Semiárido!